Resenha: A Seleção

20:33

Imagem via
Pode começar o post com um arrependimento? pode sim! Então vamos lá: eu deveria ter lido esse livro antes. 
--

Comprei esse livro no finalzinho do semestre passado na faculdade (uma vida marcada por semestres, como vocês podem ver) e só comecei a ler depois de terminar os outros dois livros que eu tinha comprado junto com ele. Sim, eu deixei esse livro por último! Mas posso dizer que deixei o melhor para o final. 

A Seleção é o primeiro livro da trilogia distópica que leva o mesmo nome, escrito por Kiera Cass e que nos apresenta Illéa, um país que surgiu depois da queda dos Estados Unidos da América e do Estado Americano da China, respectivamente, a sua monarquia e o seu sistema de castas: ser Um é ser parte da monarquia, ser Oito é ser um mendigo. 

Conhecemos America Singer, uma jovem da Casta Cinco que tem como meio de sustento as artes. A vida para ela é bem complicada: precisa ser contratada por pessoas de castas acima para garantir dinheiro em casa, junto com todos os outros integrantes da sua família. Ela namora Aspen, um garoto da casta Seis, portanto mais pobre e esse namoro traz uma série de implicações e quebra de regras que faz o jovem casal correr o risco de ser preso caso forem descobertos. 

A história começa a correr (e eu, comecei a correr na leitura de ansiedade com o que viria a cada página que virava) quando chega à casa de América uma carta anunciando que a Seleção para a mais nova princesa de Illéa estava recrutando garotas e que ela tinha idade suficiente caso quisesse se inscrever. Trinta e cinco jovens seriam escolhidas parar ir ao palácio e viver lá até que o Príncipe Amável Maxon escolhesse dentre elas a sua esposa. Todo o processo da Seleção é televisionado como se fosse um Reality Show para todo o país, onde a população acompanha e torce por suas favoritas. 

América só se inscreve depois de um acordo com sua mãe e do pedido de Aspen (!!) mas acredita fielmente que não será selecionada: afinal ela é só uma Casta Cinco qualquer, não tão bonita, nada rica e bem nada demais. E, além de tudo, acredita que seu futuro é ao lado do seu atual namorado. 

Um pouco depois ela tem um mal entendido com Aspen e acaba querendo mesmo ir ao Palácio, para esquecer dele. A surpresa é quando ela realmente é selecionada para estar entre o seleto grupo das 35 para ir ao palácio conhecer a família real e participar da disputa. 

Durante o caminho ao Palácio, America conhece outras participantes e cria laços de amizade com algumas desde e começo e mostra suas cismas com outras ao mesmo tempo. Já dentro dos limites do palácio, conhece o príncipe de maneira inusitada e firmam um acordo, que acaba virando uma boa amizade... E quem sabe o que mais?

A seleção é uma história que amei ler e que já estou no terceiro livro da trilogia (e li o e-book o príncipe também), sendo que faz menos de 15 dias que li o primeiro livro. Recomendo!

Só uma coisa: #teamMaxon e outra coisa #ForaCeleste

You Might Also Like

2 comentários

  1. De tanto eu vê e ler o povo falando sobre esse livro, acabei perdendo o interesse em o ler. Mesmo assim, fica sempre aquela curiosidade. Ou seja, futuramente quem saber eu não o leia?
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A seleção, toda vez que eu vejo algum blog falando eu corro para ler, porque eu AMO DE MAIS essa "trilogia" (com 5 livros rs) <3 <3 <3
    http://vintage-feeling.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! A moderação serve apenas para que eu leia todos os comentários que cheguem para o blog.

Obrigada pela visita! :)