3 motivos para amar as tatarugas marinhas

22:27

Isso é uma escultura enorme de uma tartaruguinha saindo do ovo logo na entrada do TAMAR

Eu sempre achei as tartarugas marinhas uma das coisas mais lindas e fofas e que dão vontade de apertar que existem no planeta. Tanto que, durante algum (bom) tempo, pensei em cursar oceanografia para poder entender melhor o funcionamento dos mares e assim, poder trabalhar no TAMAR. 

Acabei não cursando oceanografia mas, sempre que dá, eu arrumo um motivo para passear no TAMAR de Praia do Forte (Litoral Norte daqui da Bahia) e ver todas aquelas lindezas e tentar clicar todas elas. 

Então, no último final de semana, eu fui (junto com meus pais e meu namorado) fazer uma visita a elas e aí quando eu cheguei em casa e fui repassando as fotos e visualizando no computador, vi algumas tão engraçadinhas que não tem como não postar no blog. Por isso, selecionei três dessas fotos  que mostram porque devemos amar esses bichos. 


Na foto acima, tem uma tartaruga que eu passei bem uns dez minutos observando e ela não se mexia. Ela ficou simplesmente lá, no mergulho dela, sem se mover. Engraçado era ouvir as crianças falando "ela tá morta?" ou então "essa é de mentira", enquanto a verdade é que ela só tava ali, curtindo a vida de boas.  E esse é o motivo nº 1 para amá-las: Elas estão sempre curtindo a vida de boas. 


Já nessa segunda foto dá para ver duas tartarugas nadando e uma cena que eu vi acontecer pelo menos umas duas vezes: elas iam nadando e quando ia chegando nas curvas, elas colocavam as nadadeiras para fora da piscina (é piscina ou tanque que elas ficam? acho que são piscinas) e ficavam parecendo quando a gente perde o controle naqueles carrinhos de bate bate, sabe? Por isso o motivo nº2 para amar as tartarugas é: elas acabam tendo dificuldades na curva tanto quanto a gente. 

E nessa última daqui, essa tartaruga estava nadando um monte e resolveu ir pra parte mais rasa da piscina e daí colocou a carinha para fora para respirar. Engraçado que quando eu olhei essa foto, pensei que parece que ela está respirando fundo pra conseguir encarar a vida. E esse é o motivo 3 para amar essas lindas: Até elas precisam respirar fundo porque elas bem sabem que a vida não está fácil. 

Bom, esses foram os três motivos que eu trouxe para amar as tartarugas. Além disso, lembrem sempre que não devemos jogar sacos plásticos (na verdade nenhum tipo de lixo) no mar porque nossas amiguinhas acham que o plástico é, na verdade, comida para elas e acabam morrendo depois de comer um monte de plástico. E, se algum dia der, visitem o TAMAR. É um projeto sério, incrível e tem ajudado as tartarugas marinhas que chegam no nosso litoral há anos. 

Espero que tenham gostado!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Perfeita a sua síntese sobre o Projeto TAMAR. Motivos temos de sobra para amá-las e, portanto, cuidar delas. Os seus três foram bem convenientes, risos. Parabéns também pela advertência. Amei o texto!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! A moderação serve apenas para que eu leia todos os comentários que cheguem para o blog.

Obrigada pela visita! :)