Lista: Relembrando os tempos de colégio

00:08


Essa época que varia entre final de janeiro e início de fevereiro até uns dois anos atrás era uma das épocas do ano que eu ficava mais animada (talvez só perdesse para o meu aniversário) e o motivo era: Época de volta às aulas!

Eu não só ficava empolgada com as coisas de papelaria (até hoje fico mas, isso é assunto pra outra conversa) mas também amava pegar meus livros didáticos e dar uma folheada, pra ler os assuntos de história, passar o olho por geografia, ler todos os textos do livro de português e ver o quanto eu teria de estudar matemática durante o ano. 

Vendo dezenas de blogs por aí, vi os materiais escolares de um monte de guria, textos sobre expectativa e dúvidas sobre vestibular. Aí, resolvi aproveitar e escrever uma  lista: Dez coisas que me lembram os tempos de escola!


  1. O costume de arrumar bolsa/mochila na véspera. Minha mãe me obrigou a fazer isso durante muitos anos da minha vida acadêmica e hoje isso é um costume incurável, arrumo TUDO na véspera. Porque segundo o ditado da mamãe: "Quem não se arruma na véspera, no dia não vai na festa". 
  2. Mania de organização. Quando eu era bem novinha, minha letra era bem horrenda e meus cadernos viviam soltando folhas. Daí minha mãe começou a me colocar para fazer caligrafia, e de quando em quando olhava meu caderno pra ver se tava tudo arrumado e se não tivesse: Passar a limpo! O bom é que hoje eu vejo muita gente lá na faculdade se atrapalhando todinho e o meu caderno está sempre colorido, organizado, e entendível. Ah, a minha letra melhorou muito.
  3. Uniformes. Estudei em escola Adventista durante 7 anos da minha vida escolar. Aí tinha o uniforme completo: saia no joelho, camisa azul, tênis preto ou branco e a meia da escola. Hoje quando vejo os alunos da minha mesma escola vejo o quanto o sistema pode ter perdido a rigidez sobre isso. 
  4. Vans escolares. Eita, que o que eu tenho de história das conduções escolares que eu tive na minha vida..... Sempre que vejo uma por aí cheia de criança/adolescente dentro me lembro desses tempos. 
  5. Enroladinho de Queijo e Presunto, Toda santa sexta-feira o meu pai me liberava do lanche levado na lancheira e me dava o dinheiro para eu lanchar na escola e era certo: Enroladinho de queijo e presunto + copo de 200 mL de refresco. Ô vida legal! 
  6. Power Point, Hoje em dia, na faculdade, quase não faço apresentações. Porém, durante o meu ensino médio eu virei praticamente uma perita no assunto de tanta apresentação de seminário que eu fazia. Por isso, hoje, sempre que abro o programa para ajudar alguém na elaboração de slides, lembro de um monte de aperto que passei fazendo isso. 
  7. Livros de Harry Potter. Essa história é bem engraçada: Eu estudava em escola Adventista e estava lendo o último livro de Harry Potter. Eu tinha o costume de ler durante a aula enquanto esperava a explicação ou quando já tinha terminado a lição de sala. Daí uma professora minha de ciências (eu era 7ª série na época) ficou abismada e perguntou se minha mãe sabia que eu estava lendo livro de bruxaria. Imaginem a cara dela de espanto quando eu disse que tinha sido a minha mãe quem tinha me dado o livro
  8. WinRar. Isso é outra coisa engraçada: No primeiro ano de ensino médio, mudei de escola (saí do Adventista pro SESI) e a escola do SESI tinha sido recém inaugurada (antes o prédio do ensino médio era no outro canto da cidade e junto com os guris de ensino fundamental. Justo no ano que eu entrei eles mudaram de lugar) e aí só tinha UMA opção de ônibus para a grande maioria dos 1500 alunos do meu turno. Aí a gente dizia que ia pra escola compactado pelo WinRar de tão lotado que o ônibus ia. 
  9. Ir no centro da cidade. Isso me lembra muito minha época de ensino médio porque eu precisava ir no Centro com meu pai para comprar meus livros didáticos. Os livros eram enormes. Fora que também era dia de comprar caderno, caneta, sapato... Eu e meu pai saíamos de lá sem condições de carregar nem um saco de pão. 
  10. Sorteios. Eu sou a azarada dos sorteios desde a época da escola: sempre caia em grupos terríveis para fazer trabalhos (e sempre eram os trabalhos enormes que os professores resolviam fazer isso), sempre pegava os piores temas, e sempre era a primeira a apresentar. Tudo por causa de sorteio. Cheguei a conclusão que: se eu depender de sorteios para enriquecer, serei uma eterna classe C. 

E vocês? Quais são suas maiores lembranças (boas ou ruins) da escola?

Ah, esse post foi inspirado pelo 'meme' do mês lá do Rotaroots, um grupo do

You Might Also Like

6 comentários

  1. Power Point, toca aqui. \o hahahahaha Ai, terminei o ensino médio ano passado, mas já estou sofrendo pelas noites que não terei mais em ficar horas e horas no power point pra fazer uma apresentação digna (eu sou competitiva e sempre queria ser a melhor hehe)
    Suas lembranças são lindas! Muito divertidas, sério!

    Beijo! <3
    http://superamorinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a delicadeza do seu blog!

    Senti o gosto do enroladinho de queijo e presunto e lembrei da sensação que era ganhar uma mochila nova. Não via a hora de voltar para a escola só para me exibir para todo mundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que fofo o seu relato sobre as coisas do colégio. Super amei as lembranças e a riqueza dos detalhes. bjss
    www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  4. Power Point e aquelas aulas que nunca acabavamzzzzzzz
    Odiava aula de história por causa disso hahahahaha

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  5. Como o seu blog é fofinho!!
    Tempos de escola é a melhor fase da vida. Sinto muita falta da maioria das coisas que você falou.
    http://segredosdageovanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Power Point e e Uniforme, o tormento de toda criança/adolescente do século 20! Saudades de quando a vida se baseava no colégio...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! A moderação serve apenas para que eu leia todos os comentários que cheguem para o blog.

Obrigada pela visita! :)